5 Curiosidades sobre as Células

 As células são definidas como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos em geral. Vivas, tais estruturas transportam a informação genética de um determinado organismo e tem capacidade de propagar as informações no estágio da divisão celular.



As estruturas celulares, que apresentam a menor unidade da vida, são muito diversificadas e complexas, justamente por ser nelas que estão contidas as características fisiológicas e morfológicas dos seres vivos. Portanto, para entendermos ainda mais sobre como as células são caracterizadas, asseguramos 5 curiosidades.


5 curiosidades sobre as células:

 1. Células que podem comer o seu cérebro e controlar sua mente.

Toxoplasmas, gênero de protozoários originadores da toxoplasmose, é uma doença parasitaria causadora de alterações comportamentais em seus hospedeiros. Os hospedeiros definitivos do Toxoplasma Gondii, única espécie reconhecida do gênero, são os felinos, já os humanos e aves são hospedeiros intermediários



2. Células que podem enxergar.

Guenter Albrecht-Buhler, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados de Berlim, comprovou que algumas células tem um tipo de "olho" que concedem localizar informações a uma determinada distância.


3. Células que resolvem labirintos

 As células Physarum possuem habilidade de resolver  labirintos encontrando o a menor distância até o alimento. Além das Physarum, fungos filamentosos também são capazes de resolver labirintos. Eles transmitem filamentos para o interior do labirinto efetuando escolhas sobre que direção ir quando encostam em extremidades ou interseções, patenteando que as escolhas não são aleatórias.


4. Citoplastos.

 Em certas condições, o citoplasto causa a divisão do citoplasma da célula e os fragmentos movimentam-se sem ajuda alguma, sem centrossomo, complexo de golgi ou núcleos que alterem a capacidade de responder estímulos químicos (quimiotaxia).


5. Nanotubos para comunicação.

Existem teorias incorretas de que as células são elementos desconectados entre si. Tais teorias foram desmitificados em células vegetais através da descoberta de plasmodesmas, tubos que ligam as células depois da divisão celular.  Já nas células animais, muitas delas podem relacionar-se entre si através de nanotubos para trocar elementos bioquímicos e até organelas.






Comentários