CORONAVÍRUS: Entenda como ele age no nosso corpo!

 Todos sabem que o coronavírus age de forma diferente nas pessoas. Pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, entre outros, tem grande chances de desenvolverem a doença em estado grave. O transporte do vírus é feito a partir de pequenas partículas na fala, em espirros, tosse, contato físico (pessoas, objetos, dinheiro, entre outros). Mas como o coronavírus age no organismo? Foi pensando assim que resolvemos explicar como ele funciona no nosso corpo, vamos lá?



Denominada de pré-sintomática ou de incubação, quando o vírus entra no corpo humano, ocorre a multiplicação do vírus por nosso nariz e por todo o sistema respiratório. Nesse caso, mesmo que não apresentem sintomas, pode ser transmitido o vírus para outros indivíduos. Os primeiros sintomas só vão apresentar-se quando o vírus conseguir se espalhar por todo o corpo, apresentando febre, coriza, dor de garganta e tosse, tais quais um resfriado comum e a gripe. 

Mesmo sem saber como ocorre, há casos de pessoas que transmitem o vírus mesmo sem apresentar nenhum sintoma, são os chamados casos assintomáticos. Pode ser apresentado, na maioria das pessoas, sintomas mais leves; isso acontece quando o sistema imune consegue combater o vírus de forma eficaz. No entanto, existem casos que o covid consegue chegar aos pulmões agressivamente apresentando falta de ar, levando a falta de oxigenação nos demais órgãos.





O vírus, quando chega aos pulmões, da inicio a uma inflamação grave que ataca, principalmente, aos alvéolos. Os alvéolos são pequenos sacos de ar localizados no interior dos pulmões responsáveis pela troca gasosa, onde levam oxigênio para o sangue. O corpo humano reconhece o vírus como ameaça e começa o processo de combate ao microrganismo chamado de inflamação.

Com os alvéolos inflamados, os sacos de ar são preenchidos com líquido, levando a oxigenação incorreta no sangue, devido ao prejuízo na troca gasosa, acarretando, também, a não eliminar o gás carbônico, que é considerado tóxico em grandes quantidades. Nesse estágio, é recomendado o cuidado médico imediato, visando uma melhora na respiração com os cilindros de oxigênio.

Infelizmente, a inflamação no pulmão também o fragiliza, liberando a entrada de novas bactérias, causando uma possível pneumonia, piorando o quadro.




Assim que o corpo humano é infectado, o sistema imunológico (sistema responsável pela defesa de vírus, bactérias e fungos) da início a uma batalha contra o invasor. Em alguns casos, o sistema de defesa do nosso corpo pode agir de forma descontrolada, mesmo com o objetivo de combater o vírus, gerando problemas graves. 

Mas agrário, como o sistema imunológico responde a invasão, exatamente? O sistema imunológico tem 2 partes. A defesa inata, que é presente desde nascimento e é responsável pelo primeiro movimento contra os invasores, que nesse caso é o coronavírus, iniciando o mecanismo de defesa do corpo, na intenção de minimizar o máximo possível a multiplicação do vírus e alertar o restante dos sistema sobre a presença de invasores no corpo. E tem a defesa adaptativa que, diferente da defesa inata, ela não nasce pronta no corpo e é responsável por produzir anticorpos e células capazes de eliminar o covid. 

Entretanto, não se sabe ao certo qual é o mecanismo de defesa contra o coronavírus.

Em casos mais graves, pode acontecer uma resposta de defesa exagerada e ineficaz do sistema imunológico, causando a infecção nos demais órgãos do corpo, podendo ser fatal e levar a morte.




“O Coronavírus é implacável e vem devastando o mundo com muitas mortes. Temos como prevenir, evitar, ou, pelo menos, diminuir essa situação fazendo nossa parte. Devemos nos proteger e protegermos nossos familiares através de medidas preventivas de higienização pessoal. O objetivo dessa restrição tão dura que vivemos hoje no país, com o fechamento de comércios e estabelecimentos, além do confinamento da população em suas casas, é para diminuir o número de casos. Saiam de casa somente se necessário. Evitem aglomerações. Nós, profissionais de saúde, que estamos na linha de frente confrontando esse vírus, pedimos que a população somente compareça ao Pronto Socorro e aos Pronto Atendimentos em casos estritamente indispensáveis. Vamos ficar em nossas casas, ajudar uns aos outros e nos unir nesse momento tão difícil." Disse Márcia Nassif, secretária de saúde de Jaú (município da cidade de São Paulo).

Já entendemos a gravidade que esse vírus pode ter, então como nos prevenir contra o invasor de forma correta? É simples, veja como:

  • Usar máscaras filtrantes (N95, PFF1, PFF2, PFF3);
  • Utilizar álcool em gel 70% INPM;
  • Evitar ao máximo aglomerações;
  • Respeitar a capacidade de estabelecimentos comerciais:
  • Fique em casa, se possível.
  • Saia de casa, se necessário.





Fonte: Coronavírus

Comentários