Contração Do Músculo Esquelético


A contração do músculo esquelético ocorre com a ação de impulsos nervosos, liberando íons cálcio que atuarão com moléculas de ATP no movimento dos filamentos das miofibrilas.

→ Contração do músculo esquelético

Para que aconteçam os movimentos do corpo, é necessário haver a contração dos músculos esqueléticos. O mecanismo de contração começa quando terminações nervosas entram em contato com o músculo esquelético em regiões denominadas de placa motora ou junção mioneural. Essas terminações lançam substâncias que alteram as cargas elétricas da membrana, provocando a liberação de íons cálcio armazenados no interior do retículo endoplasmático. Os íons cálcio permitem a união da miosina e da actina, e moléculas de ATP fazem com que a miosina atraia a actina, fazendo-a deslizar. Assim, os filamentos movem-se até que o impulso nervoso cesse, então, o cálcio retorna ao retículo, a ligação entre a miosina e a actina cessa e o músculo relaxa.

Além de permitir os movimentos do corpo, a contração dos músculos esqueléticos auxilia na circulação sanguínea, pois comprime as veias, impulsionando, assim, o sangue de volta ao coração.






Tipos De Contração Do Muscular

  • Contração isométrica: Quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho.
  •  Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica.
  • Contração isotônica: Quando a contração promove o encurtamento do músculo.
  •  Exemplo: movimento dos membros inferiores.








Fonte: biologianet.com 

Autor Original: Helivania Sardinha dos Santos

Comentários