Sobre neurogênese e plasticidade neural

Imagem de: Sobre neurogênese e plasticidade neural


Durante as primeiras semanas da gestação, o sistema nervoso inicia sua formação. Tal fase é conhecida como neurulação, e pode ser dividida entre primária e secundária. Logo após vem outro momento chamado gastrulação, e este desenvolvimento acontece ao longo da vida, com maior intensidade na infância.

A plasticidade cerebral, ou também conhecida por neuroplasticidade, é uma das responsáveis pela continuação desse desenvolvimento. Uma vez em que diz respeito à capacidade que o sistema nervoso possui de se modificar, tanto de maneira estrutural, quanto funcional, esse movimento pode ocorrer de diversas maneiras, sendo as principais: regenerativa, ontogenética (do nascimento aos 2 anos de idade), sináptica, dendrítica e somática.

Já a maneira regenerativa de plasticidade é definida como a capacidade de um tecido se regenerar após ser danificado ou lesionado. Essa regeneração chamada de neurogênese refere-se à “proliferação neural”. Em outras palavras, isso diz respeito à capacidade das células pertencentes ao sistema nervoso de se regenerar. Ela consiste no recrescimento dos axônios lesados. É mais comum no sistema nervoso periférico.

Fonte; Tecmundo

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo

Comentários