Excesso de açúcar na dieta faz mitocôndria ser menos eficiente e produzir menos energia, diz estudo.

 

Excesso de açúcar na dieta faz mitocôndria ser menos eficiente e produzir menos energia, diz estudo.

Estudo publicado no começo de agosto na Cell Reports destaca que o açúcar em demasia na dieta pode tornar centrais de energias celulares (as mitocôndrias) menos eficientes, reduzindo a produção de energia. Fadiga, cansaço, então, podem ser sinais iniciais de doenças metabólicas.




A Organização Mundial da Saúde orienta que as pessoas consumam 50g de açúcar ao dia, não mais que 10% das calorias. Porém, dados do Ministério da Saúde, relatam que o brasileiro consome em média 80g de açúcar ao dia, portanto quase o dobro do máximo recomendado. E isso não é bom por uma série de motivos, mas um estudo recente publicado na Cell Reports em agosto destaca que o excesso de açúcar na dieta faz as mitocôndrias, organelas centrais da célula responsáveis pela produção de energia, perderem eficiência e reduzindo a produção de energia. 

“A hiperglicemia (elevado nível de glicose no sangue) afeta mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Em nível celular, o estudo enfatizou que o açúcar em demasia na dieta afeta a integridade da mitocôndria, considerada o pulmão celular. Esse trabalho mostra que os eventos metabólicos iniciais como fadiga e cansaço podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Portanto todos deveríamos observar e consumir com muita moderação alimentos e líquidos que levam açúcar”, acrescenta a médica.


Referências:

 


























Comentários