Homem Borracha e A Síndrome de Ehlers-Danlos

Você já ouviu falar, ou leu em algum lugar, sobre o homem borracha? e sobre a síndrome responsável por esse fenômeno? Caso sua resposta seja não, vem com a gente que vamos explicar melhor sobre este.

 

  • O que é a síndrome de Ehlers-Danlos? 
A síndrome de Ehlers-Danlos é uma doença genética hereditária (pai para filho) que acontece por mutações de genes que codificam vários tipos de colágeno ou enzimas que mudam o colágeno fazendo jus a hereditariedade. É caracterizada por uma equipe de disfunções genéticas que abalam o tecido conjuntivo da pele, das articulações e das paredes dos vasos sanguíneos.

  • Quais os tipos?
A síndrome pode ser classificada em 6 principais tipos, sendo eles:
  1. Clássica;
  2. Hipermobilidade;
  3. Vascular;
  4. Cifoescoliose;
  5. Artrocalasia;
  6. Dermatosparaxis.
Lembrando que existem inúmeros tipos raros e/ou de difícil classificação.



  • Quais os Sintomas?
os sintomas mais normais da síndrome são: Maior extensibilidade, executando movimentos mais amplos que uma pessoa sem síndrome, causando dor local e lesões; Maior elasticidade, tornando a pele mais frágil e mais flácida e com formação anormal de cicatrizes.
Pode ocorrer, também, de apresentar os seguintes sintomas:
  1. Contusão muscular;
  2. Cansaço crônico;
  3. Fraqueza muscular;
  4. Dor nos músculos e articulações;
  5. entre outras.
  • Diagnóstico.
No geral, a síndrome é diagnosticada ainda na infância ou na adolescência, ocorrido devido a luxações, entorses e elasticidade exagerada que os pacientes apresentam. Para realizar o diagnóstico, basta fazer um exame físico e analisar o estado que se encontra as articulações. O médico pode, também, realizar um exame genético e uma biópsia da pele pra detectar se existe a presença de fibras de colágeno alteradas.



  • Tratamento
Infelizmente a síndrome de Ehlers-Danlos não tem cura, entretanto, o tratamento pode ajudar a evitar complicações e aliviar os sintomas presenciais. O paciente pode tomar, com receita médica, alguns medicamentos, como: paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno que são remédio que ajudar a minimizar a pressão arterial para diminuir a força com que o sangue passa nos vasos sanguíneos que se encontram frágeis por causa da síndrome.

  • Fontes:

Comentários